sábado, 20 de abril de 2019

LIVROS | Anna Karenina - Lev Tolstói


Esta não é um dos livros da minha vida mas sim uma das obras da minha vida. Porque Anna Karenina é isso mesmo, uma obra-prima, que ora se ama ora se odeia, como tudo aquilo que faz a diferença. E é também uma das minhas histórias preferidas, das que mais me marcou e que, volta e meia, invade o meu pensamento.

Anna Karenina é uma espécie de representação de todas as mulheres que, durante determinada época da história [e ainda nos dias de hoje] viveram condicionadas à vontade da sociedade, dos maridos e da família, dos bons costumes e das aparências. Até ao dia em que é preciso dizer basta e seguir o coração, independentemente das consequências que daí possam advir. Anna Karenina representa também essa "emancipação", esse dar o salto, esse quebrar a moral e os bons costumes, ao apaixonar-se por outro homem que não o marido que não amava e com quem tinha casado por convenção.

No entanto, esta nossa Anna Karenina tem as suas sombras e vive também atormentada por elas. Todos nós temos fantasmas cá dentro, que nos assaltam até nos momentos mais felizes. E Anna Karenina cedo começa a sentir-se sufocada por esses fantasmas, pelo medo e pela incerteza de terminar um casamento em prol de uma paixão. E tudo isso conduz a um final inesperado e triste [profundamente triste] mas, de certa forma, previsível.

Além da história central de Anna Karenina, neste livro Lev Tolstói também nos conta histórias paralelas que reflectem questões sociais como a família, a fé, a hipocrisia, a inveja, as aparências. É um clássico que todos deveriam ler, pois acredito mesmo que quando lemos uma obra destas ficamos mais ricos.

[Agora uma partilha pessoal: depois de ter lido este livro, desenvolvi uma espécie de "fobia" a linhas de comboio e a comboios que passam a alta velocidade. Quando estou na plataforma de uma estação e passa um comboio sem parar, tenho de me virar, fechar os olhos e tapar os ouvidos. Manias!! Quem leu o livro vai perceber!]

1 comentário: