terça-feira, 30 de abril de 2019

LIVROS | Catarina de Bragança - Isabel Stilwell


Desde miúda que alimento um fascínio por esta princesa-rainha. Talvez por ter o mesmo nome. Talvez por, tantas e tantas vezes, ouvir o meu avô dizer que eu tinha nome de princesa e de rainha. De facto, Catarina de Bragança foi uma mulher excepcional. Uma menina-mulher cujo único grande erro que cometeu na vida foi amar demais quem nunca a amou.

Catarina parte de Portugal rumo a uma Inglaterra fria e cinzenta, levando no coração a esperança de um amor maior, de um amor correspondido e eterno. Aquilo que encontra é um marido infiel, que não perde a oportunidade de a desrespeitar e humilhar publicamente. Além disso, o facto de ser católica em nada abona a seu favor num país protestante. No entanto, Catarina conseguiu atrair a simpatia do povo inglês. Para quem não sabe, foi esta princesa que levou para Inglaterra o hábito de beber chá à tarde, em chávenas de porcelana. Os ingleses, apesar de já beberem chá, faziam-no esporadicamente, às refeições e em altas canecas. A subtileza e delicadeza de Catarina veio mudar este e muitos outros hábitos, deixando em 'terras de sua majestade' a sua marca.

Catarina sofreu muito enquanto foi rainha de Inglaterra. Teve de suportar a infidelidade constante do marido, assim como todos os seus filhos bastardos, enquanto ela não conseguia levar uma gravidez até ao fim. Contudo, nem só de tristeza viveu esta mulher especial, pois sempre conseguiu encontrar algo que a animasse, algo bom a que se agarrar nos momentos mais sombrios, não negando nunca um sorriso a quem quer que fosse.

Para quem, como eu, é apaixonado por romances históricos, este livro é uma óptima sugestão!

1 comentário: