terça-feira, 21 de maio de 2019

LIVROS ANTIGOS | Poesias Dispersas - Guerra Junqueiro | Primeira Edição, 1920


Poesias Dispersas, de Guerra Junqueiro. Uma primeira edição, de 1920, da Livraria Chardron (a agora reconhecida Livraria Lello). Um achado maravilhoso numa feira de antiguidades que houve este fim-de-semana, aqui em Amarante. Um presente do meu Pedro querido, que tão bem conhece esta minha paixão por livros antigos.

As páginas amareladas e gastas, acusando a passagem do tempo, quase cem anos de vida, acariciadas por tantas mãos, guardando tantas almas em si, tantas emoções, tantas vidas. Andando debaixo de tantos braços, abraçadas contra o peito com tantos corações com diferentes compassos. Viajando além fronteiras ou quedando-se numa aldeia cheia de sol e cheia de verde, aninhadas ao lado de quem fizeram suspirar.

É esta a magia dos livros antigos. A história que contam e as histórias que encerram, perpetuando, não só os seus autores, mas também a alma de todos aqueles que os amaram e cuidaram.

Os livros merecem amor e respeito. É isso que os faz sobreviver e adoçar tantas vidas diferentes, atravessando tantos anos e tantos lugares, tantos jeitos de ser e tantos corações.

1 comentário: